Júri Oficial

Competitiva Nacional

Alvaro Inostroza Bidart

Alvaro Inostroza Bidart é crítico de cinema, poeta e jornalista chileno. Estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Chile, com especialização em Estética e Meios Audiovisuais. É integrante do Círculo de Críticos de Arte do Chile e Diretor do Departamento de Cinematografia da Municipalidade de Viña del Mar, que organiza o Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, Chile. Suas críticas de cinema são publicadas semanalmente no jornal digital www.granvalparaiso.cl e no site www.circulocriticosarte.cl. Já foi jurado em festivais de cinema no Chile e no Brasil.

Lyara Oliveira

Lyara Oliveira é executiva, gestora de projetos, produtora e criadora de conteúdo audiovisual e experiências imersivas. Possui mais de 25 anos de experiência profissional no setor audiovisual. Trabalhou em produtoras independentes, na Rede Globo e no Canal Futura. Foi Diretora Executiva e posteriormente Presidente/CEO da Spcine, empresa pública de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo, responsável pela execução de toda a política pública da cidade voltada ao setor audiovisual. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, é professora e pesquisadora. Integra o grupo de pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias – ECA/USP.

Murilo Salles

Murilo Salles é carioca de Santa Teresa. Criança, assiste desenhos animados na Cinelândia com o avô. Em 1964, assiste Fellini oito e meio, um fato divisor. Em 1966 frequenta a Cinemateca do MAM, e em 1969 realiza 3 filmes de 1 minuto e 30” para o Festival JB de Cinema Amador. Ao se formar na ECO da UFRJ em 1973, já tinha fotografado 2 longas. Em 1976 vai para Moçambique com Rui Guerra. Lá dirige seu primeiro longa-metragem Estas são as armas. Hoje são 17 como Diretor de Fotografia e 15 como Diretor.

Competitiva Baiana

Leticia Santinon

Leticia Santinon atua nas áreas de distribuição, pesquisa, curadoria e programação audiovisual. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com pesquisa sobre a circulação da obra da cineasta Sarah Maldoror no Brasil. Em 2023, fundou a Cajuína Audiovisual, distribuidora de cinema brasileiro independente.

Nathan Machado

Nathan Machado é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é coordenador da Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, referência na exibição e distribuição de filmes independentes no Brasil. Participou de lançamentos internacionais e nacionais, como: Orlando, Minha Biografia Política, de Paul B. Preciado (Prêmio Teddy em Berlim 2023) e Malu, de Pedro Freire (Melhor Filme no Festival do Rio 2024), além de Mostras Retrospectivas de François Truffaut e Agnès Varda. Em 2026, a distribuidora lançará filmes como Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães (Melhor filme no Festival do Rio 2025), Quatro Meninas, de Karen Suzane (Selecionado para o Festival de Berlim 2026), Fernão de Magalhães, de Lav Diaz e A Cronologia da Água, de Kristen Stewart.

Renato Novaes

Renato Novaes, nascido em São Paulo e criado entre Contagem e Belo Horizonte, carrega na formação em Geografia e Análise Ambiental a sensibilidade para compreender e traduzir o mundo. Apaixonado pelo cinema desde a juventude, transformou essa paixão em ofício: ator, diretor e coordenador de projetos que integram arte e educação. Com mais de 30 obras realizadas — entre curtas, médias, longas e séries de TV — além de uma peça teatral, sua trajetória é marcada por intensidade, diversidade e reconhecimento, com destaque de três prêmios Candangos por atuações.

Competitiva Internacional

Carlos Roberto

Carlos Roberto é jornalista formado pela Universidade Mackenzie e com pós pela FAAP. Trabalhou na Imagem Filmes e na curadoria do Festival de Curtas de São Paulo da Kinoforum. Concebeu em parceria o programa “Cine Cineasta”. É criador e faz a curadoria de programas no Circuito Sala de Arte: “Cinema em Movimento”, “Cinema e História” e “Cinema e Justiça”. Atualmente, colabora no roteiro dos novos projetos de Gregorio Graziosi e Érika Fromm. Na parte de direção, está trabalhando em um projeto de documentário com o pintor alemão Jan Siebert e também em projetos de documentário com o sambista Guiga de Ogum.

Enoe Lopes

Enoe é doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da UFBA – com doutorado sanduíche em Estudos de Mídia, na Philipps-Universität Marburg. Especialização em Direção para TV em teledramaturgia, pela CAL. Formada em Artes Cênicas – Interpretação Teatral, pela UFBA e em Jornalismo, pela UNISBA. É membro votante do prêmio Globo de Ouro. Já integrou júris e curadorias de festivais nacionais e internacionais. É membro da ABRACCINE e da Fipresci. Desde 2014, atua como assessora de comunicação na área de cultura, trabalhando com eventos, obras audiovisuais e produtoras. Escreve crítica de audiovisual nos sites Coisa de Cinéfilo e Aratu On.

Rubian Melo

Rubian Melo é jornalista, produtora executiva e especialista em gestão de projetos de comunicação e audiovisual, com MBA em Administração de Empresas. Coordenadora do NordesteLAB e do Ambiente de Mercado no Festival NICHO Novembro, é diretora executiva da Saturnema Filmes. Com vasta experiência em TV, WEB, Streaming e Cinema, foi curadora da Globo Filmes e Gloob, trabalhando em produções exibidas em mais de 20 canais e plataformas como Amazon Prime. Atuou em filmes como A Mensageira, A Matriarca e Insubmissas, além de 20 séries. É Talento Paradiso e ministra masterclasses em instituições como USP, Instituto de Cinema, Univille, Unijorge, Fera Lab e Lab Negras Narrativas.