O que você é sai por todos os lados
O que você é sai por todos os lados
DOCUMENTÁRIO / 24'16'' / COR / 2025 / BRA
Competitiva Baiana, Curta Baiano
Refletindo sobre a sua própria experiência como filha e irmã de mulheres lésbicas, Larissa Lacerda, mulher lésbica, investiga como as ausências e silenciamentos sobre sua família que marcaram sua infância e adolescência reverberam em sua vida. Partindo da história de sua mãe, uma mulher que começou a viver experiências amorosas lésbicas no interior da Bahia nas décadas de 1980 e 1990, o filme traça um percurso entre gerações, revelando impactos da invisibilidade dessas relações em sua família que transbordam na relação de Larissa com seu enteado. Narrado em primeira pessoa e com o registro de momentos cotidianos gravados pela própria diretora, o documentário constrói uma aproximação sensível entre essas vivências, evidenciando como afetos, desobediências e resistências atravessam o tempo e transformam as formas de existir em família.
FiCha Técnica
Direção, Roteiro, Fotografia, Som Direto, Montagem e Finalização: Larissa Lacerda Elenco: Ana Nelia Lacerda, Larissa Lacerda, Ellen Mello, João, Samanta Lacerda e Tacira Coelho Consultoria de Roteiro: Tais Amordivino Assistência de Direção: Fernanda Silva Consultoria Teórica: Dedê Fatumma Consultoria de Pesquisa: Adriele do Carmo Produção Executiva e Direção de Produção: Ellen Mello Produção: Tais Bichara Assistência de Produção: Laís Conceição Financeiro: Marília Pereira Assistência de Financeiro: Julia Bittencourt Canção tema: Engenho da Dor Composição da canção: Josyara Desenho de Som e Mixagem: Andrea Martins Legendas para surdos e ensurdecidos: Mundo Grande Coordenação de Comunicação: Paula Berbert Design Gráfico: Luíza Senna Assistência de Comunicação: Brenda Santos Este filme é resultado do projeto L DE LIBERDADE: ESPAÇOS DE LESBIANIDADES

Larissa Lacerda
DIREção
Larissa Lacerda, artista-pesquisadora lésbica nascida no interior da Bahia, interessa-se em processos criativos impulsionados pela memória e pesquisa atualmente cenas de lesbianidades nas artes como contra-arquivos de resistência. Integrante da Dimenti, plataforma de criação multilinguagem, atua como diretora, curadora, performer, iluminadora, atriz e cantora, com ênfase no audiovisual e nas artes cênicas. É doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, além de formada em Direção Teatral e em Letras, todos pela UFBA. Entre seus principais trabalhos, destacam-se a performance solo “…nenhuma carta” (2016-2017), apresentada em festivais pelo Brasil, a direção e fotografia da série de videocasts “Toca! na mão” (2020-2021) e a iluminação do premiado espetáculo Vermelho Melodrama, sob direção de Jorge Alencar.




