Júri Oficial
Competitiva Nacional

Alvaro Inostroza Bidart
Alvaro Inostroza Bidart é crítico de cinema, poeta e jornalista chileno. Estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Chile, com especialização em Estética e Meios Audiovisuais. É integrante do Círculo de Críticos de Arte do Chile e Diretor do Departamento de Cinematografia da Municipalidade de Viña del Mar, que organiza o Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, Chile. Suas críticas de cinema são publicadas semanalmente no jornal digital www.granvalparaiso.cl e no site www.circulocriticosarte.cl. Já foi jurado em festivais de cinema no Chile e no Brasil.

Lyara Oliveira
Lyara Oliveira é executiva, gestora de projetos, produtora e criadora de conteúdo audiovisual e experiências imersivas. Possui mais de 25 anos de experiência profissional no setor audiovisual. Trabalhou em produtoras independentes, na Rede Globo e no Canal Futura. Foi Diretora Executiva e posteriormente Presidente/CEO da Spcine, empresa pública de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo, responsável pela execução de toda a política pública da cidade voltada ao setor audiovisual. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, é professora e pesquisadora. Integra o grupo de pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias – ECA/USP.

Murilo Salles
Murilo Salles é carioca de Santa Teresa. Criança, assiste desenhos animados na Cinelândia com o avô. Em 1964, assiste Fellini oito e meio, um fato divisor. Em 1966 frequenta a Cinemateca do MAM, e em 1969 realiza 3 filmes de 1 minuto e 30” para o Festival JB de Cinema Amador. Ao se formar na ECO da UFRJ em 1973, já tinha fotografado 2 longas. Em 1976 vai para Moçambique com Rui Guerra. Lá dirige seu primeiro longa-metragem Estas são as armas. Hoje são 17 como Diretor de Fotografia e 15 como Diretor.
Competitiva Baiana

Leticia Santinon
Leticia Santinon atua nas áreas de distribuição, pesquisa, curadoria e programação audiovisual. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com pesquisa sobre a circulação da obra da cineasta Sarah Maldoror no Brasil. Em 2023, fundou a Cajuína Audiovisual, distribuidora de cinema brasileiro independente.

Nathan Machado
Nathan Machado é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é coordenador da Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, referência na exibição e distribuição de filmes independentes no Brasil. Participou de lançamentos internacionais e nacionais, como: Orlando, Minha Biografia Política, de Paul B. Preciado (Prêmio Teddy em Berlim 2023) e Malu, de Pedro Freire (Melhor Filme no Festival do Rio 2024), além de Mostras Retrospectivas de François Truffaut e Agnès Varda. Em 2026, a distribuidora lançará filmes como Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães (Melhor filme no Festival do Rio 2025), Quatro Meninas, de Karen Suzane (Selecionado para o Festival de Berlim 2026), Fernão de Magalhães, de Lav Diaz e A Cronologia da Água, de Kristen Stewart.

Renato Novaes
Renato Novaes, nascido em São Paulo e criado entre Contagem e Belo Horizonte, carrega na formação em Geografia e Análise Ambiental a sensibilidade para compreender e traduzir o mundo. Apaixonado pelo cinema desde a juventude, transformou essa paixão em ofício: ator, diretor e coordenador de projetos que integram arte e educação. Com mais de 30 obras realizadas — entre curtas, médias, longas e séries de TV — além de uma peça teatral, sua trajetória é marcada por intensidade, diversidade e reconhecimento, com destaque de três prêmios Candangos por atuações.

Competitiva Internacional

Carolina Canguçu
Carolina Canguçu é mestre e graduada em Comunicação Social pela UFMG. Coordenou a Interprogramação da TVE da Bahia (2018-2024) e dirigiu os filmes Ìyás da Bahia; Riachão, o retrato Fiel da Bahia; Mestre Pastinha, rei da Capoeira; Mestre Moa, Presente!; Toponímia da cidade do Salvador. Professora em cursos de formação audiovisual, montadora, pesquisadora e curadora de mostras de documentários. Co-dirigiu os filmes Nũhũ yãg mũ yõg hãm: Essa Terra é Nossa! e Yamiyhex, as mulheres-espírito. Integrou o coletivo Filmes de Quintal por 12 anos, realizando o forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. É contramestra de Capoeira Angola, ministra aulas em Diogo, litoral norte da Bahia.

Clara Paixão
Clara Paixão é atriz, professora de teatro, jornalista e mestranda em Artes da Cena. Em Salvador, protagonizou os espetáculos A Comida de Nzinga e Milagre na Baia, ambos com direção de Rita Assemany, e o musical Se acaso você chegasse, direção de Antônio Marques em homenagem a Elza Soares. No ano de 2021, produziu, coordenou, dirigiu e atuou o espetáculo Lítero-Musical Somos Muitas. Já em São Paulo, atuou nos espetáculos Uma Leitura dos Búzios (Sesc Vila Mariana – 2023) e Um clássico: matou a família e foi ao cinema (Grupo XIX de teatro – 2025). No audiovisual protagonizou o filme Uatana, de Claúdio Marques, Tempo Meio Azul Piscina, de Sofia Federico, O baiano precisa ser estudado, de Tom Pinheiro, e a primeira temporada da Série Pensão Ludovico, de Ceci Alves, todos à serem lançados. Atuou no curta-metragem Guerra Civil, de Flávio Carnielle, e marcou presença no curta O Céu não sabe o seu nome, de Carol AÓ.

Giovanni Venturini
Giovanni Venturini, além de ator, é roteirista formado pelo Instituto de Cinema. Protagonizou o curta Big Bang, de Carlos Segundo, vencedor do Festival de Cinema de Locarno 2022, Grande prêmio do cinema Brasileiro 2023, entre outros. Está no elenco de Dias Perfeitos e Justiça 2, séries de grande sucesso da Globoplay. Roteirista do projeto Carga Viva, ao lado de Iberê Carvalho, foi finalista do concurso de argumentos do FRAPA 2024 e do Encuentro de Guionistas 2024 em Sevilha. Atuando ou escrevendo, Giovanni sempre traz a discussão de ser um corpo com deficiência



